Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Entidades de classe (Updated)

Tem gente que passa a vida inteira
Travando a inútil luta com os galhos
Sem saber que é lá no tronco
Que está o coringa do baralho
Raul Seixas (As aventuras de Raul...)

Outro dia alguém me perguntou, via comentário, se eu acho importante participar de entidades de classe, ABO, sindicato e afins. Eu acho que sim, mas escolher bem a entidade para se associar é de vital importância. É necessário, antes, ver direitinho qual é o propósito da entidade, para depois investir seu rico dinheirinho nela.

Eu sou sócio da ABO desde a minha formatura. Na verdade, desde que eu era acadêmico. Considero a ABO uma entidade séria, comprometida com os interesses da classe. Se não fosse assim, eu não seria sócio. Como não sou sócio do sindicato. Também não pago o sindicato, nem mesmo a tal 'contribuição sindical', que eles nos roubam todo ano. Parei, quero ver o que os caras vão fazer comigo. Parei porque eu vejo que o sindicato, pelo menos aqui no MS, não funciona como deveria, e eu já me dou o direito de só pagar pelos serviços que eu efetivamente recebo. Quem se insurgiu contra o ato médico, por exemplo, foi a ABO. Cadê o sindicato, nessa hora? Estava ocupado, ministrando cursos para ganhar dinheiro.

É a velha história do dinheiro à frente das pessoas. Eu sempre digo aos meus alunos: "Nunca coloque o dinheiro à frente do seu paciente. Você pode ganhar muito agora, mas um dia a coisa pega, o jacaré te abraça e a casa cai". Já cansei de ver acontecer. E o sindicato caminha a passos largos nessa direção. Quem quer um sindicato atuante, que realmente defenda a classe, não paga esse sindicato que nós temos hoje.

Outras entidades, como a ABCD, por exemplo, só existem para dar cursos mesmo. Aí, entrar numa dessas, é fria total.

UPDATE

Mas foi só eu falar sobre o sindicato e me cai nas mãos o jornal "Odonto em ação". Vou reproduzir aqui os títulos das matérias do jornal, veja só:

- Inscrições abertas para o segundo curso prático para confecção de aparelhos ortodônticos e ortopédicos
- Conheça as regras dos cursos de pós-graduação
- Alunos do curso de periodontia do Sindicato de Cuiabá atendem a população
- Primeiro curso de periodontia no SIOMS representa mais um avanço da classe
- Inscrições abertas para o curso de especialização em prótese dentária do SIOMS
- Curso de iniciação em ortodontia e ortopedia facial
- Curso de especialização em ortodontia se destaca pela equipe de docentes
- Professor Marcelo Fabian esclarece a importância da especialização na vida profissional
- Curso de especialização em ortodontia supera as espectativas
- Caso clínico - enxerto de tecido conjuntivo subepitelial (tinha que ter um caso clínico, se não não era um jornal "científico")
- Curso de especialização em implantodontia tem presente na equipe de docentes o professor Alberto Consolaro
- Mais uma turma em implantodontia finaliza a especialização com êxito e as inscrições estão abertas para o próximo curso
- Turma do curso de atualização em implantodontia finaliza com sucesso
- Inscrições abertas para o curso de especialização em implantodontia na Base Aérea de Campo Grande.

Tem mais, mas eu cansei de digitar. Todos esses cursos são oferecidos ou no Sindicato dos Odontologistas (sic) de Mato Grosso do Sul, ou na Base Aérea de Campo Grande, ou no Sindicato do estado de Mato Grosso. E eu me pergunto: prá que é que serve o sindicato?!? Eu lá sei o que é odontologista? Prá que serve a Base Aérea?????? Eu tenho certeza absoluta que essas entidades não deveriam estar promovendo cursos de odontologia.
-

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente que algumas entidades de classe, como por exemplo a ABCD, não respeita nem mesmo o profissional, o qual ela diz ser o principal objetivo; só se for para "arrancar" dinheiro!!
Fiz inscrição em maio desse ano para um "curso de 8h", com Prof.Dr Ewerton e até hoje estou aguardando o curso que deveria ter sido realizado no dia 09/06/2006 no hotel jandaia.Tentei receber de volta o valor da minha inscrição ao curso(50,00), e não consigo.Vou lá eles dizem que vão levar no meu endereço, e nada.Telefono, "não tem dinheiro", passa outro dia e assim vai.Decidi,nessa segunda feira dia 13/06/2006 que vou ao procon!!
Que vergonha!!!!

Mr. Teeth disse...

Pois é, anônimo, hoje vemos uma porção de "entidades" dedicadas exclusivamente a tirar dinheiro de dentistas. Cusos, marketing, produtos, convênios, tudo para que nós tenhamos a ilusão de que estamos fazendo bons negócios, quando na verdade estamos sendo lesados. Boa sorte na sua empreitada e vote sempre.

Anônimo disse...

Mr.Teeth, voltei para contar-lhe, da minha empreitada!!!Liguei hoje na ABCD,"numa última tantativa",e perguntei qual a data do curso do Dr Ewerton,ela perguntou quem estava falando,respondi, e ela já foi secdesculpando,"que não deu para levar o dinheiro...",não me falou nenhuma data,mesmo porque esse curso nunca vai acontecer!!.Qdo ela disse que hoje mandaria o dinheiro eu disse que se não viessem trazer o dinheiro, iria acionar o procon.Ah!!palavrinha mágica, pediu o número da conta para depositarem,ela até gaguejou, o que nunca aconteceu quando mentia para mim nas muitas vezes que falei com ela.Para falar a verdade já estava até constrangida de ficar "cobrando" 50,00.Mas insisti pela falta de respeito que tiveram comigo.É por essas e outras que tenho "medo" de montar meu consultório.Desculpe o desabafo!!