Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Bactéria x bactéria

E o doutor não saiu pra medicar
Pois sabia que não tinha mais doença pra curar
Raul Seixas (O dia em que a terra parou)

Notícia quentinha: pesquisadores alemães inventarm um chiclete que combate as cáries. Legal, a iguaria contém bactérias que combatem o grande causador da cárie, um certo Streptococcus mutans, velho conhecido da comunidade odontológica e mestre em frustrar tentativas de acabar com ele. Já tentaram vacina, bochecho com mil e uma substâncias, feitiçaria, benzedura, reza brava e nada. O bicho continua lá, se é que se pode chamar bactéria de bicho. Tá, eu sei que não é, mas o som da frase ficou legal, então eu vou deixar assim.

O problema é que existe, sim, um jeito de evitar cáries. Uma associação simples de flúor e bons hábitos de higiene. Raios, escovar os dentes é hábito de higiene básica, eu já escrevi sobre isso quando falei de manias e do número de vezes que se deve escovar. Mas ficam inventando um jeito de evitar a necessidade de escovação. Será que ninguém pensa em arrumar um jeito de não precisar mais tomar banho todo dia? Seria legal, você toma um comprimido e pode ficar um mês sem tomar banho que não vai ter doença alguma. Se você ficar fedido como um porco, não tem problema, porque doença você não vai pegar. É um paralelo razoável: você masca um chiclete e não precisa escovar os dentes. Os outros que aguentem o bafão.

Nenhum comentário: