Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

segunda-feira, 3 de abril de 2006

Prova de Ortodontia

"Pra não ser enganado
Trago o peito fechado
Quero apenas viver em paz"
Paulinho da Viola (Caso encerrado)

Por que, diabos, a gente faz isso com os nossos aluninhos? Pra mim eles são todos crianças, tentando aprender uma profissão que terão que exercer como adultos, que ainda estão longe de ser. Mas tem coisas que as crianças fazem que são dignas de nota, então, mesmo sabendo que eu serei cruel com a menina, vou escrever aqui. Começo lembrando que os meus aluninhos estão na faculdade de odontologia e têm, em média 22 anos:

A pergunta na prova de hoje era sobre moldagem em ortodontia. Moldagem é importante, ortodontistas usam modelos como referência em seu trabalho, então tem um jeito certo de moldar e fazer o modelo que deve ser seguido. O protocolo de moldagem tem, lá pelas tantas, a especificação de duas posições possíveis para paciente e profissional:
  1. Paciente sentado, profissional de pé - é a posição preferida, porque o material não escorre na garganta do paciente, o que pode causar náuseas com resultados catastróficos se o paciente for criança e não estiver em jejum
  2. Paciente deitado e profissional sentado - é uma posição muito utilizada para se moldar adultos, até porque para o profissional é mais confortável, não exigindo grandes mudanças de posição da cadeira.

Muito bem, a moça ao fazer a prova hoje, inventou uma terceira posição: paciente deitado e profissional deitado. O surrealismo da cena, imaginada pelos professores causou um acesso de riso poucas vezes visto no ambiente vetusto da sala de provas. O pior é que a aluna queria saber do que nós ríamos tanto e nós não podíamos falar, sob pena de entregar a questão para todos os outros... e nem conseguiríamos, sem fôlego!

Nenhum comentário: