Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

segunda-feira, 10 de abril de 2006

Odontologia - grana x arte

"Divinha o que primeiro vem: amor ou vem dindim
Dindinha, dê dinheiro, carinho e calor pra mim"
Ceumar (Dindinha)

A Odontologia vive hoje um dilema triste: se você for um CD dos bons, daqueles que capricha em tudo o que faz, se encanta com uma restauração bem feita, contornos perfeitos, anatomia que pode enganar até deus, então você está em um caminho perigoso. Se você escolhe sempre os melhores materiais e equipamentos - sem pensar muito no preço - para proporcionar ao seu cliente o melhor trabalho possível, se você arruma a recepção com música, tv, revistas atualizadas para que o seu cliente não fique aborrecido caso você atrase alguns minutos o atendimento, você está anacrônico. Se você se esmera em não atrasar o horario de atendimento ao cliente por puro respeito a ele, pois sabe que hoje os compromissos são tantos que ninguém pode se dar ao luxo de ficar meia hora no dentista além do tempo previsto...

Tudo isso prejudica seus lucros. Hoje ganha dinheiro com odontologia quem a vê não como ciência e arte, mas como puro e simples comércio. O marketing nos ensina a maximizar lucros minimizando custos. Se você vai arrumar a recepção, faça-o não pelo seu cliente, mas por você. Quando vai comprar um novo material ou equipamento, esqueça-se de fatores idiotas como a qualidade ou o conforto, pense no lucro, se esse material ou equipamento vai aumentar seus ganhos, se o investimento vale a pena.

O problema é que nesse processo, vai-se pro ralo o respeito ao seu cliente. Você dá a impressão que está mimando o coitado, mas está pura e simplesmente arrumando um jeito de arrancar mais dinheiro dele. Triste isso. Envolve mentiras, dissimulações, falsidade. O marketing é isso, mentira, enganação. Dê a impressão que é um bom profissional, faça seu cliente se sentir único, amado, idolatrado. Quando ele sair, conte as notas que ele deixou no caixa e esqueça-se dele até a próxima consulta, porque vem aí outro cliente único, amado, idolatrado e com o dinheiro que você quer.

Eu ainda acredito que odontologia é ciência e arte. Infelizmente eu acabo me prejudicando nos lucros, mas eu durmo tranquilo à noite (e de dia também, se tiver tempo). Eu tenho a consciência tranquila porque eu sei que tudo o que eu faço é visando, primeiro, o meu cliente. Eu respeito profundamente o ser humano que me deu a honra de me escolher para tratar da sua saúde. É claro que eu adoro ganhar dinheiro, mas este nunca foi e nem nunca será meu objetivo principal, eu ganho dinheiro porque eu sou um bom dentista, e não o contrário.

E você, doutor?

Nenhum comentário: