Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Óxido nitroso

Conte comigo meu amigo, se for pra te dar a mão
Mas se for pra correr perigo, que seja boa a razão
Almir Sater (Razões)

Depois da polêmica da menina que morreu após um procedimento no qual se utilizou a sedação consciente com óxido nitroso, muitos Cirurgiões-Dentistas começaram a discutir a segurança do gás. Com razão, pois por aqui a técnica é relativamente nova e nós não temos o costume de sedar pacientes para tratamento odontológico, então o novo sempre assusta.

Para registro histórico, há que se dizer que o N2O foi o primeiro anestésico utilizado no mundo*. Era chamado de "gás hilariante" e utilizado como forma de animar festas do século XIX. Observando uma dessas festas, Horace Wells, um dentista americano, percebeu que as pessoas que inalavam o gás ficavam muitíssimo menos sensíveis à dor, chagando ao ponto de se machucar com alguma gravidade sem nada sentir. Isso lhe deu a idéia de usar esse efeito para evitar a dor durante as extrações, pois nessa época extrações, sem anestesia, eram os únicos procedimentos do dentista. Na verdade, dentista bom era aquele que "arrancava" rapidamente o dente, porque assim o paciente passava menos tempo sentindo dor.

Pois então, Wells inalou o gás e solicitou que um de seus alunos lhe extraísse um dente. Sucesso. Professor universitário, reuniu a cúpula da universidade para uma demonstração, mas um erro na dose do anestésico fez com que o paciente selecionado sentisse dor e a técnica ficou desacreditada, enterrando a carreira de Wells. Anos depois o gás foi reabilitado e passou a ser utilizado nos EUA com grande sucesso. Aliás, por lá é comum, inclusive, o uso de sedação inconsciente (quase anestesia geral) para tratamento odontológico.

Agora a sedação com N2O começa a se popularizar no Brasil, com a desconfiança natural das técnicas novas, mas é um procedimento reconhecidamente seguro.

Um artigo interssante sobre o tema está no Jornal da ABO, vale a pena uma lida.

* Em tempo: Na verdade o N2O não foi o primeiro anestésico usado, mas o primeiro que recebeu esse nome. Culturas ancestrais utilizavam ervas que diminuíam a sensibilidade à dor, mas Wells ficou na história como o descobridor da anestesia, com o advento do óxido nitroso.

Nenhum comentário: