Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

terça-feira, 31 de janeiro de 2006

Porquice

"Quero ficar no seu corpo, feito tatuagem...
Que você pega, nega, esfrega, mas não lava"
Chico Buarque


"ESCOVAR OS DENTESE UMA VEZ POR DIA PODE SER
SUFICIENTE


Um artigo publicado na última edição da revista Oral Health & Preventive Dentistry argumenta que há um consenso na literatura indicando que uma única escovação diária dos dentes seria suficiente para cuidar da saúde bucal e prevenir cáries e doenças periodontais.
O texto ainda faz a ressalva que essa escovação deve ser feita correta e cuidadosamente. O problema, segundo o artigo, é que a higiene bucal realizada pelos pacientes em casa não é eficiente para a remoção da placa, o que pôde ser verificado por uma pesquisa. O estudo da literatura, no entanto, não fornece evidências sobre qual o momento ideal para realizar essa única escovação diária, se antes ou após as refeições. Mas, considerando que a finalidade da higienização é diminuir a duração da ação de algumas substâncias dos alimentos sobre os dentes, o momento após as refeições continua sendo o mais recomendado."


Êta, gente porca! Será que ainda não está estabelecido que escovar os dentes é um hábito de higiene? Nós comemos várias vezes ao dia e depois de cada refeição deve-se proceder à higiene bucal, assim como nós higienizamos nossas partes íntimas TODAS as vezes que vamos ao banheiro. Oras, se eu disser a alguém que é suficiente usar papel higiênico uma vez ao dia, independente de quantas vezes o indivíduo foi ao banheiro, todo mundo vai achar que eu enlouqueci. Pois se eu disser que há muito mais bactérias - em números absolutos, em variedade, em patogenicidade - na boca do que em qualquer outra parte do corpo (incluindo essa que você está imaginando), você acredita? Então, quem não escova os dentes depois das refeições, fica com o bafão, pode ser considerado uma pessoa limpa?

Por outro lado, alguns pesquisadores, na ânsia de criar algo novo e inscrever seu nome na história da odontologia, publica qualquer besteira, sem pensar nas consequências. A odontologia evolui há tanto tempo... e aí vem um esperto e acha que com sua descoberta de fundo de quintal vai revolucionar a ciência.
Estudo... precisa muito estudo.

Um comentário:

franka disse...

ahahahaha
gente porca mesmo!