Normas

Da Paraíba para o mundo, com amor:

Todo o material publicado nesta página representa o ponto de vista parcial e preconceituoso de um indivíduo do século passado. Se você achar aqui afirmativas que lhe pareçam sexistas, xenófobas, racistas ou, de qualquer outra maneira, ofensivas a seus pontos de vista, pare de ler imediatamente. Ou prossiga, a seu próprio risco. Ou não.

Use antes de agitar: leia as normas do blog e lembre-se: comentários são moderados. Anônimos não serão publicados.

E aproveite que eu sou professor: se você achar que eu posso ajudar, mande um e-mail para mrteeth@ghersel.com.br

terça-feira, 5 de setembro de 2006

Sobre as raças

Percebam que a alma não tem cor
Ela é colorida, ela é multicolor
André Abujamra (Alma não tem cor)

Dia desses eu ouvi uma reportagem sobre racismo, e a pessoa disse que a miscigenação é a destruição das raças, querendo com isso justificar-se. Ora, eu, na hora, entendi que não há nada mais desejável no mundo do que a destruição das raças. Ficamos com uma só, a raça humana. Ou, no mínimo, a raça brasileira, uma mistura maravilhosa de negros, índios, europeus, orientais, mouros, marcianos, venusianos e qualquer outra nuance de cor, textura ou cultura que aparecer.

Porque as pessoas de "raças puras" não são tão bonitas quanto as misturadas. Nem quero pensar na possibilidade de um Brasil sem misturas, sem as fantásticas colaborações que as diversas origens do nosso povo trouxeram à nossa cultura, à nossa cor, às nossas pessoas.

Sim, seria um mundo utópico, aquele em que ninguém conseguiria, por mais que quisesse, reconhecer pelo rosto a origem das pessoas. Ou pelo nome. Um mundo em que a discriminação ficaria cada vez mais difícil, porque a aparência física não daria uma dica da origem. Viva a miscigenação!

Nenhum comentário: