Quem foi esse pedreiro, esse arquiteto, e o valente primeiro morador
Diz quem foi que inventou o analfabeto e ensinou o alfabeto ao professor
Chico Buarque (Almanaque)
Recebi, há alguns dias, e publico aqui, a informação da aposentadoria do Prof. Guedes-Pinto, baluarte da Odontopediatria no Brasil, meu professor e amigo. Pessoa que admiro muito, apesar de, ou - mais provável - pela personalidade fortíssima, que nunca se deixa abater, que nunca recua frente a qualquer desafio, que leva a vida como uma luta constante contra tudo o que acha errado.
Admirável, Prof. Guedes. Professor e cientista, ser humano de enorme coração e igual capacidade para uma boa briga.
Ele se aposenta com plena capacidade física e a mesma mente sagaz e curiosa que sempre demonstrou, evidenciando uma incoerência do sistema educacional brasileiro, a tal aposentadoria compulsória. Já fiquei feliz por alguns professores chegarem à idade da compulsória, porque estavam ocupando um lugar que poderia ser ocupado por um profissional jovem e competente, com maior capacidade de trabalho e pesquisa. São professores que não produzem mais, continuam no cargo talvez por pura vaidade, ou inércia, ou sei lá o quê, lendo jornal na sala dos professores enquanto seus assistetes ministram as aulas. Não é o caso do Prof. Guedes, ativíssimo tanto em sala de aula como na coordenação de pesquisas.
Bem, só o que eu posso fazer é divulgar o prêmio e o encontro comemorativos e desejar a ele que continue produtivo e curta mais a família.